terça-feira, 7 de julho de 2009

Competências dos docentes nas novas tecnologias vão ser certificadas

Portaria para as TIC publicada hoje em “Diário da República”

Professores vão ter certificados de competências em novas tecnologias

07.07.2009 - 12h34 Margarida Gomes

Os docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário com formação na área das tecnologias de informação e comunicação vão receber certificados de competências em novas tecnologias, segundo uma portaria publicada hoje em “Diário da República”.

Na portaria (731/200), o Ministério da Educação estipula as condições normativas para a execução do programa de formação e certificação de competências TIC (tecnologias de informação e comunicação) para docentes.

O sistema de formação e de certificação de competências TIC “assenta nos princípios de aprofundamento e desenvolvimento das competências adquiridas e da sua integração no contexto profissional”, lê-se na portaria publicada hoje em “DR”.

De acordo com o Ministério da Educação, a formação estrutura-se em cursos modulares, disciplinares e profissionais orientados. Em paralelo, são criados três certificados, a saber: o certificado de competências digitais; certificado de competências pedagógicas e profissionais com TIC; e o certificado de competências pedagógicas avançadas em TIC na educação.

O primeiro visa a “certificação de competências básicas que possibilitam a utilização instrumental das tecnologias de informação e comunicação no contexto profissional”. Já o certificado na área das competências pedagógicas e profissionais com TIC “destina-se a certificar competências que permitem ao docente a sua utilização como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem”. Quanto ao terceiro, “certifica conhecimentos que habilitam o docente à sua utilização como recurso pedagógico numa perspectiva de inovação e investigação educacional”.

A portaria assinala ainda que “o sistema de formação e de certificação de competências TIC, com o inerente reforço das qualificações e valorização das competências que lhes estão associados, são instrumentos privilegiados para a melhoria da qualidade das aprendizagens e para o sucesso escolar dos alunos”.

Fonte: PÚBLICO

Portaria 731/ 2009 [07.07.2009]

Nenhum comentário: