domingo, 19 de julho de 2009

A realidade da escola que muitos desconhecem

Um colaborador “mupenho” deu-nos conta de uma situação que está longe de ser única em Portugal, mas que é desconhecida de muitos portugueses.

Todos sabemos no que se transformaram as “Novas Oportunidades”. Agora acrescente-se o que se passa no ensino regular... e (“bingo!”) percebemos a realidade que os nossos governantes escondem atrás da propaganda. Mas, quando olhamos para isto, já nada nos surpreende!

Peço desculpa, mas não resisto e acho que deve ser divulgado. Passou-se numa escola de Portugal (Viana do Castelo). Tive a “honra” de lá trabalhar e, naturalmente, tive conhecimento pessoal do caso!... Não quero pôr em causa ninguém, apenas denunciar o sistema em que vivemos actualmente. As notas são públicas, podem consultá-las aqui na Página da Escola do Monte da Ola (a ligação directa ao documento está aqui).

Vejam as notas do Ivo, n.º 13 (aqui deu sorte!...) do 8. C. Sim, viram bem: a criatura teve 9 negativas e, mesmo assim, TRANSITOU (como se lê na pauta).

(...)

Comentário:

À primeira vista, esta situação não deveria ter ocorrido. Contudo, não conhecemos todos os pormenores do caso e desconhecemos os fundamentos do Conselho da Turma para deliberar a transição do aluno. Um aluno com este número de níveis inferiores a três revela claramente que a qualidade dos processos de aprendizagem estão aquém do desejável, revelando o aluno um grande atraso em relação aos objectivos curriculares definidos para o seu ano curricular, pelo que seria aconselhável a sua retenção. Sublinho que nos faltam informações muito importantes para compreendermos o enquadramento da questão, sem o qual não poderemos emitir juízos sobre o assunto.

Contudo, uma coisa é certa: esta situação não favorece a imagem da escola. Sou docente há mais de vinte e sublinho que nunca aconteceu um caso semelhante nos Conselhos de Turma a que pertenci.

Fonte: MUP

Clicar na imagem para ampliar a PAUTA

Para saber mais:

Decreto-Lei n.º 6/2001

Despacho Normativo n.º 30/ 2001

Despacho Normativo n.º 50/2005

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