sexta-feira, 24 de julho de 2009

OPINIÃO > Acácio de Brito: «Outro ponto de vista...»

Outro ponto de vista

O

conhecimento actual do funcionamento de alguns sectores no nosso País permite-nos perceber os porquês do nosso atraso “endémico” em relação aos demais países desenvolvidos.

Não obstante, vivenciando este atraso, um dos sectores que apesar de tudo, ainda, vai funcionando é a Educação.

A afirmação, parecendo gozar de inverosimilhança, é verdadeira.

Este sector, pelo menos na sua organização, quando comparado com o que se vai passando, nomeadamente na Justiça e na Saúde, atinge níveis quase de excelência.

A Justiça, basilar em qualquer país medianamente desenvolvido, aparece-nos como a demonstração factual de como tudo vai mal!

Nem sequer é necessário analisar a fundo! Basta comparar o caso Madoff e a sua real complexidade jurídica, que foi resolvida em oito meses nos Estados Unidos, com o que se passa no nosso rectângulo à beira-mar plantado!

O caso “Casa Pia” é o que se vê. Os do BPP, BPN e afins, a ver vamos. Coisa nenhuma!

Mas o mais grave é que não se entende como um órgão de soberania pode coabitar com um organismo de natureza sindical.

Qualquer dia temos o sindicato dos presidentes da república, dos membros do governo ou, quiçá, dos senhores deputados.

Surrealismo no seu melhor!

E quanto à Saúde? Não do país, porque essa já sabemos que se encontra em estado comatoso, mas aquela que nos vai tratando do corpo.

Resquício de um tempo em que uma organização corporativa condicionou o futuro de tantos, a Saúde, com a falta evidente de técnicos qualificados, nomeadamente médicos, encontra-se em tal estado que o remédio pode passar por uma longa quarentena.

Imagine-se que os professores apenas corrigiam um exame por dia e que apenas o faziam da parte da manhã... Seguramente haveria exames e resultados em espera.

Mas não acontece tal.

De forma abnegada, ensinam de forma profissional, sabem gerir e de forma injusta são tratados por muitos que da escola pensam perceber, mas que, afinal, pouca ou nenhuma coisa sabem!

Acácio de Brito

Diário do Minho Ano XC | N.º 28 568 |

SEXTA-FEIRA | 24 de Julho de 2009

Nenhum comentário: