terça-feira, 21 de julho de 2009

Aluno transita de ano com 9 negativas

Negativa a Língua Portuguesa, a História e a Matemática. Negativa também a Geografia, a Físico-Química, a Educação Visual... Feitas as contas, José, chamemos-lhe assim, teve nove negativas em 14 “cadeiras”. Tem 15 anos, está no 8.º ano do ensino básico. E a escola passou-o.

Não é caso inédito, mas não deixa de ser raro, como admite Augusto Sá, director do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo. No final do 3.º período, o conselho de turma reuniu, cada professor deu a sua nota e, no caso de José, o balanço era negativo. Augusto Sá nota, contudo, que para decidir se um aluno “passa” não basta “somar” as positivas e as negativas. “Há um percurso, há um contexto, há uma família...” E a decisão de passar José “teve em conta” tudo isso.

O professor não adianta detalhes, para preservar a identidade do jovem. Limita-se a explicar que ele é acompanhado pelos Serviços de Psicologia do agrupamento desde o 2.º ciclo, que já tinha chumbado uma vez, que vive uma situação “sócio-familiar grave” que se agravou ainda mais este ano.

(Continua…)

PÚBLICO


Para saber mais:

Ver aqui post deste blogue

Nenhum comentário: