terça-feira, 21 de julho de 2009

E se a Gripe A atingir as escolas?

Pandemia

Gripe A: professores vão dar aulas em casa se a pandemia atingir escolas

Professores e alunos em casa não equivalem a dias santos na escola. Se os estabelecimentos de ensino fecharem ou grande parte dos funcionários faltarem ao trabalho devido à gripe A, os conselhos executivos vão ter de encontrar formas de “manter as actividades escolares consideradas essenciais”. Colocar os docentes “em teletrabalho e distribuir actividades aos alunos por e-mail” são duas das medidas previstas para os planos de contingência das escolas numa epidemia.

As orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino sugerem formas alternativas para manter as aulas em dois cenários: quando fecharem para evitar a propagação do vírus ou quando a epidemia provocar um elevado absentismo nos funcionários. Em ambos os casos, os pais podem vir a assumir o papel de educadores, através de “estratégias de informação e envolvimento que lhes permitam apoiar a realização de trabalhos escolares em casa”.

As escolas são apontadas como o grande perigo para a criação de focos de contágio e de cadeias de transmissão do vírus. O H1N1 tem afectado mais os jovens e o contacto próximo nos estabelecimentos de ensino é um desafio para as autoridades. Assim, dentro das escolas, as orientações agora divulgadas impõem uma verdadeira revolução nos hábitos de higiene.

(Continua…)

i on-line

Ler comentário no blogue (Re)Flexões sobre este assunto

Nenhum comentário: