segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sindicatos de Professores já esperam outro Governo

FNE e ASPL

Ministério e sindicatos sem acordo sobre modelo de avaliação

20.07.2009 - 15h23 Lusa

Os sindicatos de professores saíram hoje do Ministério da Educação sem acordo na negociação do modelo de avaliação de desempenho, e acreditam que este só será alcançado na próxima legislatura.

Consideramos que todo o esforço reflexivo que as escolas têm realizado sobre a problemática da avaliação tem de ter efeitos num novo quadro de avaliação de desempenho que venha a ser determinado pelo próximo governo. Não estamos em condições neste momento de fazer uma alteração substantiva e duradoura do modelo de avaliação”, disse hoje o dirigente da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva.

À saída de uma reunião no Ministério da Educação (ME), João Dias da Silva reafirmou que o modelo de avaliação proposto pelo Governo “assenta em pressupostos errados” e provocou “problemas gravíssimos” ao funcionamento das escolas e ao trabalho dos professores. “É isto que queremos evitar e é isto que o próximo governo vai ter de ter como prioridade, resolver o mal-estar causado por um sistema de avaliação iníquo”, sublinhou o dirigente da FNE.

Fátima Ferreira, da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), considerou que “este Governo foi incapaz de negociar um regime alternativo de avaliação”. “A ASPL entende que só com o novo governo, que esteja disponível para ouvir as propostas dos professores que aqui são trazidas pelos sindicatos podemos arranjar um modelo de avaliação rigoroso e justo”, afirmou a sindicalista.

Continua…

Nenhum comentário: