IP4 concluído quase trinta anos depois do início
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, inaugurou hoje oficialmente, em Bragança, a ponte internacional de Quintanilha, o último troço do IP4 que demorou quase trinta anos a chegar à fronteira.
O Itinerário Principal n.º 4, projectado para ligar Matosinhos, no Porto, à fronteira, em Bragança, foi das primeiras obras do Plano Rodoviário Nacional a ser iniciada, mas das últimas a ser concluída, lembrou hoje o presidente da Câmara de Bragança, o social-democrata Jorge Nunes.
“Bem-vindo ao término do IP4, passadas quase três décadas desde o seu início”, foi a recepção feita ao ministro Mário Lino, que inaugurou a ponte, uma semana depois da sua abertura ao tráfego.
A ponte internacional de Quintanilha sobre o rio Maçãs está concluída há quase dois anos à espera dos acessos no lado espanhol, que só agora foram executados.
Esta ponte é uma “porta de entrada de Portugal para a Europa” e faz parte da rede transeuropeia de transportes considerada prioritária no âmbito da Comunidade Europeia”, frisou o ministro.
Talvez porque os “espanhóis se sentissem um pouco incomodados pelo seu atraso”, foi a justificação dada pelo ministro Mário Lino para não haver festa entre os dois povos, no dia da inauguração oficial, nem a presença do seu homólogo ou de representantes do Governo espanhol.
“O importante é que está feito”, sublinhou o ministro, enquanto que o autarca de Bragança espera fazer a festa conjunta quando a ponte ligar as duas auto-estradas previstas para cada um dos lados da fronteira.
A nova ponte custou 13,7 milhões de euros e foi executada pelo Governo português no âmbito de um convénio luso-espanhol, em que a Espanha ficou apenas de construir os acessos no seu território.
Foi considerada “exemplar” por ter sido executada dentro dos prazos previstos e sem acidentes de trabalho mortais.
Diário Digital / Lusa
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