terça-feira, 10 de agosto de 2010

A propósito da indisciplina nas escolas

A indisciplina nas escolas

por Maria de Deus Repolho, Professora

Embora não tenha tido oportunidade de acompanhar todo o debate da tarde de 2.ª feira, dia 9 de Agosto, com o Dr. João Grancho, delirei com a abordagem do tema “indisciplina nas escolas”, pois realmente é muito grave o que se está a passar.

(Ouvi intervenções de espectadores completamente acertadas e de muito bom senso !!! Afinal, há pessoas bem mais ajuizadas que ministros e secretários.)

Sou professora do 1.º ciclo desde 1978 e é com bastante desgosto que me apercebo que alunos, pais e uma parte da sociedade consideram a escola apenas um local de diversão, onde se faz só o que apetece.

Há imensas crianças que se deitam nas cadeiras, sobem para as mesmas, correm na sala de aula, andam levantadas sistematicamente.. Assim, como se consegue aprender e ensinar os vários conteúdos do programa?

Quando resolvemos mandar recado aos pais (na caderneta ou falando telefonica ou pessoalmente), somos acusados de “embirrar” com o menino que é nervoso, hiperactivo (doença da moda na maioria dos alunos), com algum sintoma de dislexia; enfim, cada pai arranja as mais esfarrapadas desculpas para os comportamentos impróprios dos filhos, na sala de aula.

Muitas vezes, infelizmente, são os próprios órgãos de direcção que não atribuem importância a factos até mais graves, como agressões físicas ou verbais aos outros professores, para não terem incómodo nem trabalho e poderem dizer que não há esses problemas no Agrupamento que dirigem.

Que cidadãos estamos a formar para Portugal, no século XXI ???

Diário de Notícias [09.08.2010]

Nenhum comentário: