quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como enfrentar as altas temperaturas

Temperaturas altas

Refeições leves, água, frutas e vegetais combatem calor

por DN.pt, com Agências

Água em abundância, frutas e vegetais são os alimentos mais indicados para sobreviver às temperaturas altas. O café e as bebidas alcoólicas são desaconselhados.

A Direcção Geral da Saúde (DGS) colocou hoje 14 distritos em alerta amarelo e Setúbal em alerta vermelho, o mais elevado numa escala de três, devido às temperaturas muito altas, que podem trazer graves problemas para a saúde, sendo recomendado o redobrar de cuidados.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Uma alimentação adequada é importante para prevenir estes danos na saúde durante alturas de grande calor. Autoridades como a DGS ou o Ministério da Saúde da Rússia — que tem vivido as temperaturas mais altas dos últimos mil anos — recomendam um aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Frutas e legumes também são recomendados, em especial aqueles que contém muita água, como melão, melancia, citrinos, alface, pepino ou espinafres.

Em geral, as refeições devem ser ligeiras, porque ao fazer a digestão o corpo produz calor e aumenta a temperatura.

As bebidas alcoólicas são, em geral, desaconselhadas, mas no caso de incêndios, como indicam as autoridades russas, pequenas quantidades de vinho tinto podem bloquear substâncias tóxicas presentes no ar. “As bebidas alcoólicas como a cerveja, apesar da sensação de frescura e de ‘matar a sede’, aumentam a desidratação, pelo que são desaconselhadas”, avisa a DGS.

Há outros conselhos, que não passam pela alimentação, para ajudar a combater o calor: procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga e de cores claras, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB. Segundo a DGS, “o uso de ventoinhas não baixa a temperatura do ar, mas ao fazer circular o ar ajuda o suor a evaporar-se, baixando a temperatura do corpo”.

Diário de Notícias

Nenhum comentário: