terça-feira, 24 de agosto de 2010

Governo não consegue controlar despesa do Estado

Contas Públicas em exame

Educação representa 31% da subida dos gastos do Estado

A despesa do Estado não pára de crescer, apesar de o ano ser de consolidação orçamental. E cerca de um terço deste crescimento — que atingiu os 3,8% em Julho — vem da educação, em parte devido à melhoria das remunerações de professores, no seguimento do processo de avaliação.

A educação está a ser um dos sectores mais difíceis de domar no momento de reduzir os gastos do Estado. Segundo o boletim de execução orçamental relativo ao mês de Julho, que dava conta de uma subida da despesa pública relativa ao período homólogo, praticamente um terço deste crescimento fica a dever-se, directa ou indirectamente, às despesas ligadas ao ensino.

As contas da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), que ganham importância por se referirem já ao sétimo mês do ano, mostram que, entre Janeiro e Julho de 2010, o subsector Estado gastou 28,7 mil milhões de euros, mais 1,1 mil milhões do que em 2009. Deste aumento, 31% veio de gastos ligados à educação —directamente, através da tutela correspondente, ou através de Ministérios com funções no mesmo sector.

Jornal de Negócios

Nenhum comentário: