segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Por que estão a desaparecer as abelhas?

Reportagem

As abelhas estão a desaparecer do país e ninguém sabe porquê

22.08.2010 - 08:39 Por Sara Dias Oliveira

Comunidade científica internacional continua a estudar o fenómeno e ainda não tem conclusões. Em Arouca, os apicultores estão apreensivos com o abandono inexplicável das colmeias.

No alto de um monte de Arouca, Alberto Aguiar, apicultor há 20 anos, mostra as 30 colmeias com um ar desolado. “O movimento está fraco, está quase tudo morto, devo ter duas ou três colónias vivas”, desabafa. O fato de protecção não chega a ser necessário para dar uma volta pelas colónias. Está tudo calmo. Há quatro anos que as abelhas teimam em desaparecer das suas colmeias sem deixar rasto. Situação que o deixa apreensivo ao ponto de questionar a continuidade na arte. Tem agora pouco mais de 20 colmeias habitadas, chegou a ter 170. “Tem sido uma calamidade, morrem, morrem e ninguém sabe porquê.

Alberto Aguiar mostra o que resta das provas, ou seja, o interior de colmeias com aspecto queimado, colónias que estranhamente deixaram de ter habitantes. “A partir do ano passado, comecei a desistir de povoar as colmeias”, revela. Ainda foi ao Alentejo comprar abelhas, mas no último ano garante que 90 por cento das suas colónias morreram. Feitas as contas, a diminuição dos ganhos financeiros ronda a mesma drástica percentagem. “Não vale a pena investir, é perder dinheiro.” Sempre que abre uma colmeia e encontra o inesperado, que agora que se tornou habitual, a vontade de desistir da apicultura aumenta. “As rainhas continuam a pôr ovos, mas o problema é que não têm abelhas suficientes para o aquecimento e para alimentar as larvas.

Continua…

PÚBLICO

Nenhum comentário: