domingo, 22 de agosto de 2010

A opinião do diário mais cor-de-rosa do País...

A coragem de volta à Educação

Por João Marcelino

Não sei, sincera e humildemente, se o Ministério da Educação está a fazer tudo bem no processo de reorganização do parque escolar que levou esta semana à decisão de encerrar 701 escolas portuguesas. Como em todos os grandes movimentos reformistas, acredito que haja erros, e espero por isso que o bom senso esteja aberto a corrigir no terreno a lógica nem sempre infalível das opções dos gabinetes de estudo.

Dito isso, aproveito este espaço para aplaudir a reorganização em curso.

Estamos, sobretudo, perante uma questão de requalificação pedagógica.

Mais do que semear escolas pelo País, em cada aldeia, em cada rua, o racional de uma educação de qualidade deve aglutinar o conceito de escolas mais modernas, mais bem equipadas, locais de reunião dos bons professores que se tornem centros de excelência e prazer para os alunos.

Se o Estado assegurar de facto, como está previsto nos protocolos com as autarquias, as suas responsabilidades na mobilidade dos jovens e respeitar os recursos económicos das famílias, este movimento, que agora é pontuado por desabafos compreensíveis de pais inquietos, acabará por tornar-se uma realidade serena. Assim o Governo cumpra, apesar da crise, a intenção de, num passo seguinte, actuar com determinação na modernização do parque escolar definido.

Quanto ao resto, as reformas nunca se fazem sem protesto, sem opções discutíveis e sem coragem política. Esta, aliás, é a segunda razão do meu aplauso: o regresso da coragem, que parecia perdida, às opções do Ministério da Educação…

Diário de Notícias [21.08.2010]

Comentário:

Quando não se dá voz aos críticos, o resultado só poder ser um, tal como no mundo panglossiano: tudo funciona bem no melhor dos mundos. E aquilo que é feito tem sempre a melhor das intenções…

Este director estará mais talhado para dirigir um revista cor-de-rosa do que um jornal considerado de referência!...

Andará tão embrenhado em escolher as notícias para publicar no jornal que dirige que se esquece de consultar outras fontes de informação. Não lhe ficaria mal se olhasse o País com lentes menos coloridas…

Nenhum comentário: