terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projecto-piloto de combate ao insucesso escolar nos Açores

Combater o insucesso antes do ensino básico

Um projecto-piloto de combate ao insucesso escolar, abrangendo alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, arranca em Setembro na EBI de Ginetes, em S. Miguel, Açores, numa iniciativa que aposta no diagnóstico e intervenção precoce.

Queremos intervir o mais depressa possível porque os estudos indicam que, se a intervenção for feita numa fase inicial do percurso académico do aluno, os resultados serão melhores, porque há mais eficácia na intervenção”, afirmou Lina Mendes, secretária regional da Educação.

Nesta primeira fase, o projecto será desenvolvido apenas em escolas que integram a unidade orgânica de Ginetes, abrangendo alunos das freguesias de Feteiras, Candelária, Sete Cidades e Mosteiros, no concelho de Ponta Delgada, mas Lina Mendes admitiu que, “consoante os resultados, poderá ser estendido a outras escolas”.

Para a secretária regional da Educação, trata-se de “um novo modelo de apoio educativo”, cujo objectivo é “encontrar as dificuldades de aprendizagem associadas à leitura e à matemática”, nos dois anos que antecedem a entrada no 1.º ciclo do ensino básico.

A iniciativa vai funcionar em regime de voluntariado e a adesão dos professores tem sido boa, existindo já duas dezenas de docentes interessados em participar.

Diário de Notícias [26.08.2010]

Nenhum comentário: