terça-feira, 24 de agosto de 2010

Joseph Stiglitz avisa: «A Europa está em risco de entrar em nova recessão»

Numa entrevista à rádio irlandesa RTE, citada pela agência Bloomberg, Joseph Stiglitz argumentou que é por “tantos na Europa” estarem “concentrados no número artificial de três por cento” — o limite imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento para as derrapagens orçamentais no clube do euro — que “a Europa está em risco de entrar em nova recessão”.

Stiglitz considera mesmo que a fasquia de três por cento do produto interno bruto corresponde a “um número artificial” que “não tem qualquer realismo e só olha para um lado da balança”. “Cortar, com ou sem vontade, nos investimentos de alta rendibilidade apenas para fazer com que os números do défice pareçam melhores é realmente um disparate”, reforçou o Prémio Nobel da Economia.

A propósito de Dublin, Stiglitz sustentou que, se “a Alemanha, o Reino Unido e outros dos maiores países seguirem esta abordagem de austeridade excessiva, a Irlanda irá sofrer”. A exemplo, de resto, dos demais Estados-membros cujas economias dependem dos países mais poderosos.

RTP

Nenhum comentário: