quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ena pá, tanta tonelada de CO2!

Quase 0,5 por cento do total de emissões de CO2

Internet produz anualmente 300 milhões de toneladas de dióxido de carbono

12.08.2010 - 15:24 Por Nuno de Noronha

A Internet lança anualmente cerca de 300 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera tanto como o que a Turquia ou a Polónia geram com a combustão de gás, carvão e petróleo. O número foi avançado por investigadores da Gartner, empresa norte-americana de investigação na área das tecnologias da informação.

Era como se cada britânico entrasse num avião, fosse aos Estados Unidos e regressasse. Duas vezes. O número de emissões seria o mesmo.

A Gartner, com sede no Connecticut, chegou à conclusão que os centros de armazenamento de dados da Web consomem cerca de um quarto do total da energia gasta pelo sector das tecnologias da informação e comunicação. Ou seja, a Internet produz quase 0,5 por cento do total de emissões de CO2 (dióxido de carbono) no mundo inteiro.

Os centros de dados consomem avultadas quantidades de energia, não só para alimentar as máquinas que armazenam dados, mas também para evitar o sobreaquecimento dos servidores, concluiu a investigação, baseada em dados de Abril de 2007.

Mas pior do que a Internet são os computadores, segundo as conclusões do estudo. Os desktops e os laptops consomem 40 por cento do total da energia gasta pelo sector das tecnologias da informação e comunicação, produzindo mais de 0,8 por cento do total de emissões de CO2 gerado globalmente.

Rakesh Kumar, vice-presidente do centro de pesquisas norte-americano, defende que apesar de o número de emissões de CO2 provocado pela Internet ser menor do que o dos computadores, o da Web “é mais concentrado e tem um crescimento mais rápido.”

O responsável da Gartner acrescenta ainda que na origem do número elevado de emissões está a não aposta em grandes centrais de dados e os subsequentes aumentos de consumo e de calor em centrais proliferadas.

De acordo com dados do World Internet Stats, quase dois mil milhões de pessoas utilizam Internet no mundo inteiro.

PÚBLICO

Nenhum comentário: