terça-feira, 17 de agosto de 2010

PJ detém pirómano em Ribeira de Pena

Ateava fogo com isqueiro por “deslumbramento”

PJ deteve suspeito de incêndios em Ribeira de Pena

17.08.2010 — 11:12 Por PÚBLICO

A Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real da Polícia Judiciária identificou e deteve um homem como presumível autor de dois incêndios intencionalmente ateados, em 24 de Julho último, em florestas da zona de Ribeira de Pena. Fonte oficial da instituição admite que ao arguido poderão ser-lhe imputáveis também a deflagração de outros fogos, inclusivamente em anos anteriores.

O detido, de 35 anos e sem qualquer profissão, tem “antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime”, “sofrerá de perturbação psicológica, será alcoólico e viverá em ambiente degradado”. Usava “um isqueiro para lançar as chamas, por deslumbramento e prazer em ver o fogo alastrar”, refere o comunicado da PJ.

Os incêndios alegadamente ateados pelo arguido consumiram várias dezenas de hectares de povoamento de pinheiros, eucaliptos e castanheiros, pondo em perigo área florestal ainda mais extensa. No combate às chamas, acrescenta a PJ, estiveram empenhadas várias corporações de bombeiros, elementos dos serviços florestais e de forças policiais, populares da zona e meios aéreos.

O suspeito foi apresentado ao juiz de instrução, que determinou esta tarde a prisão preventiva.

Nenhum comentário: