quarta-feira, 4 de agosto de 2010

«Contos da tia Lenita» apresentado em Cabeceiras

Assisti, no passado dia 31 de Julho, à apresentação em Cabeceiras do livro «Contos da tia Lenita», da autoria de Maria Helena Alvim e ilustrações de Leonor Alvim Brazão. As histórias reunidas neste livro fazem parte da tradição popular portuguesa e foram contados à autora por um velho jardineiro, Manuel Joaquim Alves Soares, que andava de solar em solar, a esculpir figuras de animais nos jardins. É esse jardineiro que no final de cada dia se recolhia nas casas onde estava a trabalhar, deliciando as crianças e também os adultos com as histórias recontadas no livro.

«Contos da tia Lenita» inclui dezassete histórias, como por exemplo «O Gato que foi a Roma», «As Rãs palradoras», «Ainda dizem que burro é burro», «A princesa que amava o pai como a comida ama o sal».

Este livro foi publicado no Brasil, por um sobrinho de Maria Helena Alvim, que, com a concordância de outros elementos da família, quis presentear a tia com a surpresa de ver os contos que ela reescrevera, a partir das suas memórias, em livro. É uma pequena obra de arte, com papel de boa qualidade, atraindo facilmente a atenção das crianças. Aliás, para testemunhar isso, posso revelar que a minha filha mais nova, com oito anos, já se ‘apoderou’ do livro, lendo regularmente as histórias que o mesmo contém e retirando satisfação dessa leitura.


Um comentário:

Leonor Alvim Brazao disse...

Bom saber que o livro esta a atingir o seu objectivo agradando 'as crianças. Abraços, Leonor