quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Descoberta a solução para evitar os incêndios?

Descoberta a solução para evitar os incêndios?

Cabras usadas na prevenção de incêndios

Projeto tranfronteiriço que tem apoio dos Governos português e espanhol vai utilizar, a partir de 2011, 150 mil cabras na limpeza de terrenos para prevenção de incêndios florestais.

Um projeto que aposta na utilização de cabras para prevenção de incêndios florestais em territórios transfronteiriços foi hoje apresentado na Guarda por um agrupamento de cooperação territorial, que abrange 187 entidades de ambos os lados da fronteira.

Segundo José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, o projeto denominado Self-Prevention visa a prevenção de incêndios com recurso à reintrodução de 150 000 cabeças de gado caprino e o “desenvolvimento económico e rural” das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca.

O responsável que apresentou o plano numa sessão realizada no Governo Civil da Guarda, referiu que a ideia é fazer com que os animais atuem como “limpadores naturais” dos campos agrícolas abandonados e montes, “deixando livres de vegetação zonas de potencial perigo de incêndio”. ()

Expresso

Comentário:

Ora aqui está uma ideia original: cabras que irão 'substituir' os bombeiros nas florestas! Estes animais podem ter acesso a sítios a que os humanos não chegam. Já agora deixo um conselho aos mentores desta ideia: podem dotar cada animal de um chip, de modo a poder programá-lo, para fazer o que é devido…

E se os animais não fizerem a limpeza desejável, pelo menos sempre irão estrumando os terrenos…

De uma coisa estou certo: se um pirómano chegar a uma floresta onde estiver um fato, o cheiro intenso tirar-lhe-á a ideia de atear o fogo!...

Digam lá que não é uma bela ideia!... Cabecinhas pensadoras!

Depois de ter sido incentivado o despovoamento de algumas regiões do País, pretende-se agora o povoamento das mesmas através de cabras. Talvez tenham em mente a ideia: «Deixai espalhar as cabras que atrás delas vêm os pastores.»

Já agora podem também reservar uns telemoveizinhos para os pastores, para estarem em contacto com o Mundo ou para chamarem as cabras quando se estas se afastarem muito…

Por aquilo que conheço, não é muito fácil lidar com estes animais… Quando o pastor dá conta…

Um comentário:

Anônimo disse...

eu gostava de pratisipar nesse porjeto vosses podem me contactar para o e-mail que vou deichar nandodani2@hotmail.fr