quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Compensa o sacrifício de usar saltos altos?

Os perigos dos saltos altos

O uso prolongado de sapatos de salto alto pode favorecer a deterioração das articulações e o aparecimento de artrose nos joelhos. O alerta é dado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos que chegou à conclusão que o risco de sofrer problemas deste género é proporcional à altura do tacão.

O estudo envolveu testes com sapatos de três alturas diferentes: rasos, com cinco centímetros e com mais de oito centímetros, que foram calçados por cinco mulheres, para ser monitorizada a força que cada uma fazia sobre o joelho ao caminhar. Os cientistas puderam observar que o andar era mais lento e com pisadas mais fortes quando caminhavam com os sapatos de maior altura. Danielle Barkema, a autora do projecto, explica que “o uso prolongado destes saltos pode, com o tempo, contribuir para o desgaste precoce das articulações.”

Para além deste problema, também estão relacionados com o uso de saltos altos as dores e distinções na parte mais baixa das costas pois estes sapatos, “alteram visivelmente a postura natural”.

i on-line

Comentário:

É uma pena que os saltos altos, que tornam as mulheres mais sensuais, acabem por lhes trazer os problemas referidos no texto. Enfim, são os riscos de uma opção…

Nenhum comentário: