sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Os Verdes" obrigam ministro a ir dar explicações sobre a Linha do Tua

Ministro das Obras Públicas na Comissão Parlamentar para prestar esclarecimentos sobre a Linha do Tua

Por iniciativa de “Os Verdes”, o Ministro das Obras Públicas desloca-se amanhã, dia 9/07 às 15.00h, à Comissão Parlamentar de Obras Públicas, para prestar esclarecimentos sobre a Linha do Tua

“Os Verdes” recordam que esteve marcada uma reunião para o passado dia 4 de Junho para discutir este mesmo assunto, que acabou por ser anulada, por proposta de “Os Verdes”, devido à falta de comparência do Sr. Ministro que queria fazer-se representar por um Secretário de Estado, sem aviso prévio. Uma reunião que, relembra o PEV, tinha sido proposta por “Os Verdes” e aprovada pela Comissão em Janeiro deste ano e a data sugerida pelo gabinete do Ministro.

“Os Verdes” esperam que amanhã o Ministro António Mendonça não fuja às suas responsabilidades e compareça na Assembleia da República para prestar os devidos esclarecimentos sobre a retirada de travessas e carris na Linha do Tua, iniciada em Dezembro de 2009.

“Os Verdes” querem ainda conhecer qual a opinião da tutela em relação ao futuro desta linha e ao valor patrimonial e as potencialidade de desenvolvimento que ela representa para a região.

Para “Os Verdes”, é também importante que sejam explicadas as declarações públicas proferidas por administradores da EDP afirmando que não vão nem estudar nem construir nenhum traçado ferroviário alternativo ao actual, tal como exige a Declaração de Impacte Ambiental e o caderno de encargos da Barragem do Tua.

O PEV pretende que António Mendonça explique as razões da disparidade entre os compromissos assumidos e impostos e a sua declarada violação, no que concerne à Linha do Tua, até porque não se conhece, até agora, reacção do Governo face à prepotência demonstrada pela EDP.

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”

Lisboa, 8 de Julho de 2010

Nenhum comentário: