sábado, 17 de julho de 2010

Reunião secreta, mas pouco...

O Ministério da Educação convocou ontem os directores das Comissões Administrativas Transitórias (CAT) dos novos mega-agrupamentos para uma reunião preparatória desta reforma, que vai produzir efeitos já a partir de Agosto, afectando cerca de uma centena de escolas.

A realização do encontro — do qual o Ministério da Educação não fez qualquer divulgação à imprensa — foi revelada aos jornalistas pelo líder da Fenprof, Mário Nogueira, à margem de uma conferência de imprensa desta estrutura (ver texto principal).

A reunião decorreu ontem à tarde, nas instalações de Caparide do ministério, tendo estado presente também o presidente do Conselho das Escolas, Álvaro dos Santos.

Adalmiro da Fonseca, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDEP), confirmou também a realização do encontro, no qual não esteve presente.

O encontro terá servido para o secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, transmitir às escolas orientações nesta matéria. Mas também para lhes transmitir as garantias dadas esta semana ao Conselho das Escolas e à ANDEP sobre a forma como o processo se vai desenrolar.

Segundo Adalmiro da Fonseca, o Governo comprometeu-se a promover a criação de uma "comissão de acompanhamento independente" do processo, ao longo do próximo ano lectivo, e terá ainda garantido que, no futuro, quaisquer novas fusões, “partirão sempre de um debate com as bases - escolas, pais e autarquias”.

Nogueira criticou ontem duramente a reforma, que classificou como uma “irresponsabilidade”. Para o líder da Fenprof não há dúvidas de que a “única intenção” do Governo é poupar, nomeadamente através da redução de pessoal.

Fonte: Diário de Notícias [16.07.2010]

Comentário:

Dúvida metódica: Se a reunião era secreta como chegou ao conhecimento da Imprensa, particularmente do Diário de Notícias?...

Nenhum comentário: