Metas de aprendizagem para o básico serão conhecidas em Setembro
30.07.2010 — 18:49 Por Clara Viana
As metas de aprendizagem que os alunos do ensino básico devem atingir no final de cada ciclo serão divulgadas em Setembro, anunciou ontem, em conferência de imprensa, a ministra da Educação, Isabel Alçada.
A adopção destas metas, que foi a primeira medida anunciada por Alçada após a sua posse como ministra, deverá começar a ser feita no próximo ano lectivo.
“Provavelmente não vai acontecer durante as primeiras aulas”, admitiu, na conferência, o professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenador da equipa que está a definir as metas, Natércio Afonso. O início do ano lectivo ocorrerá entre 9 e 13 de Setembro e a divulgação das versões finais das metas de aprendizagem para cada disciplina ou área curricular poderá ocorrer já após o arranque das aulas. Natércio Afonso desvalorizou esta situação, frisando o carácter voluntário desta medida. “Poderá haver professores que só começarão a adoptá-las em Janeiro, outros antes. Como também poderá haver professores que as utilizarão numa disciplina, mas não noutra”, disse.
São “um instrumento de utilização voluntária”, confirmou Alçada. O objectivo, acrescentou, é o de fornecer aos professores, pais e alunos um referencial sobre as aprendizagens que são consideradas essenciais em cada nível de ensino. As metas já foram definidas por equipas de peritos contratados pelo Ministério da Educação, de cujo trabalho resultou um conjunto de nove documentos correspondendo a cada uma das disciplinas ou áreas disciplinares do ensino básico.
Estão agora a ser recolhidas as opiniões das associações de professores e sociedades científicas, um processo que deverá estar concluído até Setembro. Num parecer divulgado no início do mês, a Sociedade Portuguesa de Matemática considerou que o documento respeitante a esta disciplina “tem limitações muito graves”. “Não nos parecer que possa sequer constituir um elemento de partida para a elaboração das metas”, sublinhou. A divulgação dos documentos finais, em Setembro, será acompanhada por exemplos de execução para cada disciplina ou área. Ontem, o Ministério já disponibilizou algumas metas. Dois exemplos: a Língua Portuguesa, os alunos do 1º ciclo terão que saber “identificar as sílabas que estão antes ou depois da sílaba tónica” e a Matemática “usar o sistema de numeração decimal, incluindo o valor posicional de um algarismo”.
Isabel Alçada acrescentou que a aplicação desta medida vai ser monitorizada em 10 agrupamentos. Será feito um convite público nesse sentido e as escolas escolhidas entre aquelas que responderem favoravelmente ao desafio, acrescentou. Para já, este programa só abrangerá a educação pré-escolar e o ensino básico. Mas o objectivo é estendê-lo depois ao ensino secundário. As metas para 12 áreas curriculares deste nível de ensino serão elaboradas entre Outubro de 2010 e Junho de 2011, acrescentou Alçada.
Finlândia, Inglaterra, Áustria, Austrália e Nova Zelândia são alguns dos países onde esta experiência tem estado a decorrer.
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