terça-feira, 27 de julho de 2010

Pirómanos muito activos


Ao fim da tarde de hoje, a linha do horizonte na vila de Cabeceiras de Basto estava encoberta por uma camada de fumo (conforme a foto documenta), proveniente dos vários incêndios que lavravam nesta região, embora não se visse nenhum foco de incêndio em particular. Mas o fumo não engana. Não há fumo sem fogo, como diz o Povo.

É todos os anos o mesmo castigo: mal o calor aperta, liberta-se o pirómano que há nalgumas pessoas. Não sei que prazer pode advir do facto de ver arder a Natureza e pôr a vida de pessoas em perigo, incluindo a dos Bombeiros. Só quem nunca viu de perto os efeitos de um fogo pode ter uma mente tão perversa!

O ministro da Administração Interna sublinha que os meios são suficientes para combater este flagelo, mais parecendo um ministro iraquiano a negar aquilo que toda a gente vê. E o que se vê é que por mais meios que o Estado possua, não é fácil lutar contra o fogo. Ainda nos lembramos da altura em que foram criadas aquelas brigadas de intervenção rápida, com a promessa de acabar com os fogos florestais… A cada passo me cruzo com algumas dessas brigadas, mas o que me parece é que nada foi resolvido. Só fica tudo resolvido quando o S. Pedro resolve abrir as comportas do Céu… E como isso não acontece quando nós queremos, temos de nos sujeitar aquilo que nos mandam. Mas que o Governo podia fazer melhor neste campo, lá isso podia. Em vez de andar a fazer propaganda, podiam dedicar-se a apagar uns fogozitos. Talvez assim tivessem a noção do que custa suportar este elemento estival.

Parece que alguém manda que não constem todos os fogos na página da Protecção Civil. Isso mesmo foi dito hoje no “Fórum” da Antena 1 por um Bombeiro profissonal, o qual irá correr o risco de ser chamuscado por ter dito a verdade… Posso testemunhar que tenho por vezes conhecimento de fogos que não constam nas estatísticas. Mas não é por não constarem nas estatísticas que esses fogos deixam de fazer estragos…

A função dos políticos é apagar os fogos, e eles desempenham-na lendo todos na mesma cartilha. O que puder ser omitido, não deverá escurecer as estatísticas!...


Nenhum comentário: