sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bancos portugueses aprovados nos testes de stress

Resultados foram divulgados

Bancos portugueses passaram nos testes de stress

23.07.2010 - 17:01 Por Ana Rita Faria

Os quatro bancos portugueses – Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI, BCP e Espírito Santo Financial Group, dono do BES — passaram nos testes de resistência a que foram submetidos, juntamente com 87 instituições financeiras europeias. A necessidade de recapitalização está, assim, afastada.

O Banco de Portugal (BdP) acaba de divulgar os resultados dos testes de stress, que mostram que “os quatro grupos bancários portugueses revelaram um elevado grau de resistência ao cenário adverso”.

O regulador especifica que “todos os grupos bancários apresentaram rácios de capital Tier 1 superiores a seis por cento em 2010 e 2011”, o que era a condição fundamental para os bancos passarem no teste. Este rácio mede a proporção de capital próprio de um banco face aos activos ponderados pelo risco e é geralmente usado como medida da saúde financeira de uma instituição.

Apesar dos bons resultados, o BdP destaca que houve “uma significativa redução nos níveis de rendibilidade e solvabilidade no cenário adverso, por comparação com o cenário de referência”. Ainda assim, os testes de stress mostram que os bancos portugueses estão sólidos, o que vem afastar “medidas de recapitalização”.

O banco BPI foi o que ficou mais bem posicionado nos testes, tendo em conta o rácio Tier 1 após dois cenários adversos a que todas as instituições foram submetidas: recessão e choque adicional de risco soberano. Do lado oposto, com rácio menor mas ainda assim superior a seis por cento ficou o Espírito Santo Financial Group.

Em segundo lugar, depois do BPI, ficou o BCP, seguido da Caixa Geral de Depósitos.

PÚBLICO

Nenhum comentário: