domingo, 5 de julho de 2009

Tribunal proíbe continuação de «Uma Agulha no Palheiro»

EUA

Proibida nova 'Agulha no Palheiro'

Juíza americana dá razão a Salinger e considera que sequela infringe direitos de autor

Um tribunal de Nova Iorque proibiu ontem a publicação nos Estados Unidos de um romance apresentado como sendo uma continuação do clássico Uma Agulha no Palheiro, do escritor americano J. D. Salinger, noticiou o New York Times. O romance em questão, 60 Years later: Coming through the Rye, é do sueco F. Colting, sob o pseudónimo de J. D. California.

Salinger movera há 15 dias uma acção judicial contra Colting, a editora e a distribuidora de 60 Years later..., alegando que a “sequela” infringe os seus direitos de autor sobre a obra e o protagonista. Segundo a edição online do jornal, a juíza Deborah Batts deu razão a Salinger e considerou haver suficientes semelhanças para proibir a publicação do livro de Colting. Colting argumentara que 60 Years later... é “uma paródia crítica que tem o efeito de transformar a obra original”.

Salinger nunca escreveu qualquer continuação da obra em que retrata o percurso iniciático, em Nova Iorque, durante três noites, de um adolescente em conflito com a sociedade e o mundo adulto.O romance de Salinger tem duas versões em português: Uma Agulha no Palheiro (Livros do Brasil) e À Espera no Centeio (Difel).

Fonte: Diário de Notícias

Nenhum comentário: