Mais de 1300 alunos portugueses fizeram exames de língua francesa, promovidos pelo Ministério da Educação francês. Chama-se Diploma Elementar de Língua Francesa (DELF), é uma certificação dos seus conhecimentos da língua de Molière, e a sua taxa de sucesso foi de 97 por cento.
No âmbito da política de promoção da língua, estes testes existem há dez anos, mas só há três é que são feitos em Portugal. A embaixada de França, a Associação dos Professores Portugueses de Francês (APPF) e a Alliance Française (AF) colaboram na divulgação e realização destas provas.
A APPF divulga junto dos professores de Francês a possibilidade de realizar as provas e cabe a cada escola portuguesa, pública ou privada, autorizar a sua realização. Também os encarregados de educação dos alunos são contactados, já que este teste é pago. “Os pais aderem porque acham que é uma mais-valia para os filhos”, revela Cristina Avelino, presidente da APPF.
Os alunos, durante ou no final do 3.º ciclo podem realizar o exame. As provas foram a título experimental, há três anos, explica Michel Drouere, delegado geral da AF.
O número de participantes tem vindo a crescer. O ano passado foram cerca de 780 e este ano chegou aos 1384 estudantes que realizam um exame escrito e oral, vindo directamente de Paris e que é igual para todos os países que participam. Os resultados equivalem a um nível de língua, correspondente ao quadro europeu de referência comum para as línguas, reconhecido em toda a União Europeia.
A APPF já apresentou “várias vezes” este projecto ao Ministério da Educação, no sentido de o introduzir em todas as escolas portuguesas, mas sem sucesso, revela Cristina Avelino. “Não é um acréscimo de trabalho para os professores ou para os alunos, porque se trata de exames que avaliam as competências ensinadas e aprendidas”, defende. Por isso, as escolas têm-se voluntariado para os alunos o realizarem.
A AF tem sido responsável pela formação dos professores como examinadores. Depois, o ministério francês recolhe uma amostra para verificar se os parâmetros e os critérios de avaliação foram cumpridos. Os alunos que desejem fazer exames de níveis mais elevados podem realizá-los na Alliance Française.
Os exames, que vêm de Paris e são iguais para todos os países que participam, têm tido uma adesão crescente em Portugal.
Bárbara Wong
Fonte: PÚBLICO [05.07.2009]
Nenhum comentário:
Postar um comentário