O partido Trabalhista foi varrido das autoridades locais que foram a votos na quinta-feira, perdendo a maioria dos lugares para os Conservadores e Democratas-Liberais, de acordo com os resultados anunciados.
No condado de Bristol, um antigo bastião Trabalhista, os Trabalhistas perderam oito dos dez lugares de vereadores, quatro dos quais para o partido Conservador.
O principal beneficiário foi, todavia, o partido Democrata-Liberal, que arrecadou outros quatro destes assentos e reforçou a sua maioria na autarquia da cidade do sudoeste inglês.
Alguns vereadores em funções há três décadas perderam o lugar e em muitas áreas o partido Trabalhista ficou em terceiro lugar no total dos votos.
Derbyshire, no centro de Inglaterra, é outro condado que esteve sob o controlo Trabalhista durante cerca de três décadas e que agora passou para as mãos dos Conservadores.
Nos condados de Bedfordshire, Hampshire e Lincolnshire, os Conservadores ganharam sem surpresa por uma larga maioria
Em algumas localidades, o partido Trabalhista não conseguiu um único assento ou ficou em quarto lugar, atrás dos Verdes, e em autarquias que eram seus antigos bastiões foi completamente varrido.
O partido Nacionalista Britânico, de extrema-direita, também conseguiu alguns bons resultados, arrecadando um lugar de vereador no condado de Lancashire.
Ao todo foram a votos na quinta-feira 27 condados e sete autoridades unitárias, formadas da união de várias cidades numa determinada região.
Dos resultados de 14 destas autoridades locais até agora publicados, o partido Conservador conseguiu aumentar em 132 o número de vereadores locais e conquistou seis autarquias.
O partido Trabalhista, pelo contrário, não conseguiu um único resultado positivo e foi derrotado nos quatro concelhos que controlava, perdendo ao todo 108 vereadores.
Em Hartlepool, no norte, foi reeleito H'Angus the Monkey, uma antiga mascote da equipa de futebol local, que tinha como promessa de campanha bananas gratuitas para as crianças das escolas.
O responsável da lista, Stuart Drummond, lançou a candidatura por brincadeira e agora foi eleito para um terceiro mandato com uma maioria superior a 800 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário