segunda-feira, 22 de junho de 2009

Provas de aferição: negativas aumentam nos 4.º e 6.º anos


As negativas nas provas de aferição deste ano aumentaram ligeiramente, à excepção de Língua Portuguesa do 4.º ano, que passou de 10,6% para 8%.

Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação, 90% dos alunos obtiveram positiva na prova de Língua Portuguesa do 6.º ano, com 8% a alcançarem o nível A, numa escala até ao E, quando o ano passado a percentagem relativa à nota mais elevada situou-se nos 4,6%, o que representa uma melhoria de 71%.

Em relação ao nível B, passou de 34,2% para 29%, em comparação com o ano passado, enquanto o nível C, o último das positivas, foi alcançado por 53% dos alunos (54,6% em 2008).

Assim, a percentagem de positivas foi no total de 90%, menos 3,4 pontos percentuais do que no ano passado. No 4.º ano de escolaridade, 91% dos alunos registaram nota positiva, mais 1,5 pontos percentuais do que em 2008. A percentagem de classificações no nível C, correspondente ao Satisfaz, caiu de 50,6% para 48%.

No entanto, as classificações de nível B (Bom) subiram de 33,3% para 36%, enquanto as mais elevadas, nível A (Muito Bom), subiram de 5,6% para 7%.

Quanto às negativas, de 10,6% baixaram para 8%, o que representa uma diminuição de 2,6%.

Na prova de aferição de Matemática do 4.º ano, a percentagem de negativas passou de 8,8% para 11%, enquanto no 6.º ano registou um aumento de 1,7%. Ainda no 1.º ciclo, registou-se uma melhoria nas classificações de “Mito Bom” nível A, que passaram de 15,4% para 16%, e nas de Satisfaz (C), que subiram de 40,9% para 43%. Quanto à classificação de “Bom”(nível B), a percentagem caiu de 34,5% para 30%.

Globalmente, 89% dos alunos obtiveram uma nota positiva, ligeiramente abaixo dos 90,8% registados no ano passado.

Quanto à prova do 6.º ano, a percentagem de negativas subiu de 18,3% para 20%, apesar de uma redução do número de alunos com o nível mais baixo (1,8% em 2008 contra 1% este ano).

Quanto às positivas, 79% dos alunos obtiveram uma classificação entre os três melhores níveis mas, ainda assim, um valor ligeiramente abaixo de 2008, em que 81,8% dos estudantes se situaram entre o A e o C.

O nível A foi alcançado por 7% dos alunos (8,9% o ano passado), o B por 20% (24% em 2008), registando-se apenas uma melhoria nas classificações de nível C, Satisfaz, que passaram de 48,9% para 52%.

Em declarações à agência Lusa, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou que os resultados das provas de aferição são “positivos”, com diferenças que não considerou preocupantes.

“Houve um ligeiro aumento das negativas mas também um ligeiro aumento das positivas”, disse à agência Lusa Maria de Lurdes Rodrigues, sublinhando que “os resultados são positivos, na linha do que se tem feito nos últimos três anos”. “Aquilo que se verifica é o que a estatística chama de uma curva com uma distribuição maior e menos concentrada mas, no geral, não são diferenças que nos preocupem”, justificou a ministra.

Cerca de 230 mil alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade realizaram em Maio as provas de aferição. As classificações não contam para a nota final dos alunos, servindo para uma reflexão colectiva e individual sobre a adequação das práticas lectivas, segundo o Ministério da Educação.

Fonte: Lusa/Educare

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