domingo, 21 de junho de 2009

Associações de Pais fazem balanço positivo do ano lectivo

O Conselho Geral da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) fez hoje um «balanço positivo do ano lectivo 2008/2009 e da actual legislatura», que critica apenas por «não ter avançado com a componente de apoio à família»

A conclusão foi retirada da reunião que hoje levou a Santa Maria da Feira as 45 federações concelhias da CONFAP e também as suas 15 federações regionais.

«Falhou apenas a componente de apoio à família, relacionada com a organização de espaços para que as crianças possam ficar na escola quando os pais não podem estar com eles», defende Albino Almeida, presidente da CONFAP.

«Isto não tem nada a ver com professores», realça o mesmo responsável, que defende «um modelo envolvendo animadores sócio-culturais que estão a ser formados nas escolas secundárias e podem ter nesse trabalho uma preparação para o ensino superior».

Para Albino Almeida, «a componente do apoio à família é extremamente importante e neste momento actual ganha uma nova dimensão, atendendo à situação económica das famílias».

Permitindo o funcionamento das cantinas escolares durante as férias de Natal, da Páscoa e do Verão, por exemplo, «esse apoio representaria, para muitas crianças, a única refeição equilibrada do dia».

O presidente da CNFAP espera assistir «à generalização desta oferta no próximo ano lectivo», lembrando que a proposta foi apresentada em Março, pelo que «o Governo podia tê-la implementado pelo menos no terceiro trimestre» do ano lectivo que terminou sexta-feira.

Albino Almeida recomenda também a instituição de campos de férias e a implementação de «um sistema de transporte escolar que permita que as crianças do interior visitem o litoral e vice-versa».

O objectivo é sempre «a segurança das crianças», porque «a maioria das famílias não pode evitar que os filhos fiquem sozinhos em casa ou entregues aos vizinhos, quando já não tem sequer dinheiro para o essencial».

O conselho geral da CONFAP defende também a reforma curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico: “É preciso reduzir a carga curricular dos alunos - para que eles se concentrem e não se dispersem - e transformar o 3.º Ciclo num ciclo preparatório do ensino secundário”.

Quanto aos aspectos positivos do ano lectivo 2008/2009, o Conselho Geral da CONFAP identificou cinco: «a generalização das refeições no 1.º Ciclo, o programa ‘Escola a tempo inteiro’, o aumento da acção social escolar, a obrigatoriedade do ensino secundário, a construção de novas escolas e a renovação das escolas EB 2/3 e do 3.º Ciclo».

Lusa/SOL

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