domingo, 14 de novembro de 2010

Timor-Leste disponível para comprar dívida portuguesa

Timor-Leste poderá vir a comprar, em breve, títulos de dívida pública portuguesa, disse hoje em Macau o Presidente José Ramos-Horta.

Não vejo dificuldades em Timor-Leste comprar também dívida pública portuguesa, na medida em que o próprio Governo timorense já tomou a decisão de diversificar a aplicação do Fundo do Petróleo, comprando outras dívidas públicas, incluindo a australiana e de outros países”, disse Ramos-Horta, escusando-se a comentar se o tema tinha sido abordado num encontro que hoje manteve com o primeiro ministro de Portugal, José Sócrates, à margem da conferência ministerial do Fórum Macau.

A compra de dívida pública portuguesa é avaliada à luz da diversificação de investimentos do Fundo do Petróleo timorense, que terá mais de 6 000 milhões de dólares (€4,38 mil milhões).

Instado a comentar quanto poderia Timor-Leste investir, Ramos-Horta disse que é um tema que não lhe compete, mas assegurou que o investimento poderá ser “discutido quando o senhor primeiro ministro Sócrates visitar Timor-Leste”.

Espero que o possa fazer muito brevemente tendo já manifestado interesse em visitar (Timor-Leste)”, disse, salientando que Sócrates “agora está muito interessado em visitar” o país.

Ramos-Horta acrescentou que os investimentos poderão ser feitos ainda em empresas públicas ou semi-públicas portuguesas de “grande sucesso” e que garantem um alto rendimento, dando como exemplo os setores das energias renováveis e das telecomunicações.

Expresso

Nenhum comentário: