Alunos do 6.º ano “aquém do desejável” no Conhecimento Explícito da Língua
09.11.2010 — 17:35 Por Lusa
Segundo o relatório nacional do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação sobre a prova de Língua Portuguesa do 6.º ano, hoje divulgado, 42 por cento dos alunos teve um máximo de duas respostas totalmente correctas e 10 por cento não teve qualquer resposta integralmente correcta.
“Os alunos evidenciam um bom desempenho ao nível da Compreensão da Leitura e da Expressão Escrita, mas permanecem aquém de que é desejável no que respeita ao Conhecimento Explicito da Língua”, lê-se no relatório.
Desagregando os dados, 38 por cento por cento dos alunos obtiveram uma classificação de nível D (29,1) ou E (8,9), correspondentes a “Não Satisfaz”, no que diz respeito ao Conhecimento Explicito da Língua.
Nos outros dois domínios, a percentagem de classificações de nível D e E não ultrapassou os 12 por cento.
“Recomenda-se que este domínio seja abordado de forma mais eficaz e aprofundada, quer através da consolidação de conhecimentos já adquiridos no ciclo anterior, quer através da frequência com que estes e outros conteúdos são trabalhados no quotidiano da sala de aula”, afirma o GAVE.
Ainda assim, a classificação média nacional em percentagem, por domínios, atinge os 67 por cento na Leitura, os 69 por cento na Escrita e os 51 por cento no Conhecimento Explícito da Língua. Quanto à percentagem média de respostas totalmente correctas naqueles três domínios, os valores são de 52,8 por cento, 30,2 por cento e de 33,4 por cento, respectivamente.
Globalmente, nesta prova, perto de 60 por cento dos alunos obtiveram uma classificação de nível C (“Satisfaz”) dos quais 30 por cento situam-se nas notas mais elevadas, de A e B (“Muito Bom” e “Bom”, respectivamente).
Quanto à prova do 4.º ano de escolaridade, a Escrita é a competência que apresenta resultados mais baixos analisando as respostas totalmente correctas, com 43 por cento dos alunos a registarem um máximo de quatro integralmente certas no total dos 12 itens incluídos na prova.
Globalmente, a classificação média nacional por competência situa, em termos percentuais, a Leitura em 68 por cento, a Escrita em 73 por cento e o Conhecimento Explícito da Língua em 73 por cento.
“Os alunos evidenciam um bom desempenho ao nível do Conhecimento Explícito da Língua e da Expressão Escrita, mas permanecem um pouco aquém no que respeita à Compreensão da Leitura”, sublinha o GAVE.
► PÚBLICO
Um comentário:
Os leitores do Público teriam ficado cabalmente esclarecidos se o autor do artigo tivesse definido "Conhecimento Explícito da Língua". É que se nós, que andamos no terreno, muitas vezes não nos entendemos por causa de certas nomenclaturas, que dizer dos leigos ou curiosos na matéria?
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