“Waiting for Superman” é o nome de um novo filme sobre a situação da educação nos EUA. O diagnóstico feito é semelhante ao que faz para Portugal: há recursos, professores, mas não descolamos de maus lugares no PISA. Porquê?
O desafio de ensinar todas as crianças sem excepção é um desafio recente (em Portugal é dos anos 80) e muito difícil. A grande perplexidade é termos chegado à conclusão de que os recursos não chegam, que há um factor fundamental, que é o factor professor, a sua qualidade, a motivação, mas também as competências especiais, nalguns casos muito exigentes, para o ensino de todas as crianças. E o papel da liderança das escolas.
A maioria dos professores tem essa ideia “moderna” da profissão que exerce?
Muitos terão, mas a resposta a essa questão está na formação e no contrato que a sociedade faz com os professores, que tem de ser explícito. Mas a formação tem aqui um papel-chave na transmissão de determinados valores, de uma determinada ética profissional, de um conjunto de traços de cultura profissional. E isso é papel das universidades.
A FLAD tem algum programa nesse sentido?
Ainda não, mas é possível que venha a desenvolvê-lo. As relações entre instituições americanas e portuguesas, por exemplo, podem não só ajudar os alunos, e melhorar a aquisição de competências, como proporcionar aos professores e aos directores das escolas experiências com realidades diferentes. Tenho estimulado várias instituições a desenvolverem esses projectos e manifestado a disponibilidade da FLAD para os apoiar.
Diz que a sociedade (todos nós) tem pouca consciência de que os recursos são ilimitados e que é preciso fazer escolhas. Os partidos políticos dizem aos eleitores quais são as suas escolhas?
Quando se olha para os programas eleitorais, ou para programas do governo, percebe-se uma grande dificuldade em definir prioridades e fazer escolhas. Levantam-se questões demais para as quais os recursos não são evidentemente suficientes, e fica a ilusão de que é possível dar respostas cabais a tudo. E não é.
(…)
► Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário