segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Passos Coelho interessado em continuar a ouvir a FNE sobre os problemas da Educação

Encontro com Pedro Passos Coelho

FNE vai ter maratona de reuniões com PSD sobre problemas da Educação

22.11.2010 — 15:03 Por Maria Lopes

A FNE – Federação Nacional da Educação vai passar a ter reuniões temáticas com o PSD sobre as várias questões do ensino que preocupam os professores, disse a estrutura sindical à saída do encontro com Pedro Passos Coelho.

O presidente do PSD reuniu esta manhã com a Fenprof e com a FNE, que levaram ao responsável máximo do partido as suas preocupações com o actual estado do sistema educativo e os impactos do Orçamento do Estado para 2011 na administração pública e em especial na Educação. E ficou combinado que de ora em diante haverá encontros temáticos, mas ainda sem data marcada.

Foram alvo de debate os cortes anunciados nas disciplinas de estudo acompanhado e na área de projecto, contou à saída o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, mas também a organização curricular e as alterações de conteúdos programáticos de várias disciplicas, e a administração das escolas e reorganização da estrutura que engloba os agrupamentos e toda a cadeia de responsabilidades.

Quanto aos professores, a FNE apresentou as suas preocupações sobre a precariedade da situação de docentes que exercem funções em regime de contrato, “que estão em situação precária há 16 ou 20 anos” e que “constituem um desrespeito pelas normas laborais” — “mau exemplo que o sistema público não deveria dar”, considerou João Dias da Silva. E também foram abordadas as dificuldades do processo de transferência das responsabilidades sobre o pessoal não docente do ministério para os municípios, que levanta sérios constrangimentos financeiros a muitas autarquias.

No campo do estatuto da carreira docente, o sindicato salientou a necessidade de “simplificar o modelo da avaliação de desempenho de modo a que esta não seja a principal preocupação e ocupação dos professores”, deixando-lhes mais tempo para a docência.

PÚBLICO

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