domingo, 14 de novembro de 2010

Agência Lusa pode ser adquirida pela RTP

Media
RTP pode pagar 7 a 8 milhões para comprar Lusa a privados

Negócio serve “mais os interesses dos accionistas privados do que os do Estado”. Joaquim Oliveira e Pinto Balsemão necessitam de liquidez

A RTP poderá ter de desembolsar entre 7 e 8 milhões de euros para comprar a agência Lusa a dois dos principais grupos privados de comunicação social — a Impresa e a Controlinveste —, confirmou ao i fonte da central noticiosa detida maioritariamente pelo Estado, mas que tem 49,86% das acções dispersas por grupos privados. Apesar de o país estar mergulhado num cenário de crise, e de ter sido aprovado um Orçamento do Estado para 2011 altamente restritivo, o negócio deverá mesmo fazer-se, e “muito provavelmente até final do ano”, garantiu a mesma fonte.

Só que o valor da participação dos accionistas privados levanta mais dúvidas do que certezas. Não foi feito qualquer estudo para avaliar o real valor dos 49,86%, e uma eventual compra destas acções por parte da RTP por valores na ordem dos 7 a 8 milhões, como está previsto, pode significar um mau negócio para o Estado. Miguel Relvas, secretário-geral do PSD, vai “pedir ao governo que esclareça esta questão”. E reclama a existência do tal “estudo de uma entidade autónoma e independente que avalie as participações em causa”, como disse ao i.

()

i on-line

Nenhum comentário: