domingo, 21 de novembro de 2010

As vantagens de escrever à mão

Saúde

Escrever à mão mantém o cérebro mais activo

por CATARINA CRISTÃO

Investigadores norte-americanos descobriram que escrever manualmente ajuda a decorar conceitos e a aprender com mais facilidade fórmulas e símbolos. Os médicos portugueses encontram muitas vantagens na dactilografia, mas continuam a defender o abandono do uso dos computadores.

Antes de enviar um processo ao patrono, Cátia Nunes, advogada estagiária, escreve-o sempre primeiro à mão . Só depois é que transcreve o texto para o programa no computador. “Utilizo sempre o mesmo método. Se escrever à mão, as ideias fluem melhor. Consigo estruturar melhor o raciocínio. Ao computador, há palavras que não me ocorrem”, confessa a rapariga de 25 anos, que vive em Coimbra.

Escrever à mão, seja cartas, relatórios ou mesmo trabalhos da escola, está cada vez mais em desuso. E nas salas de aulas os cadernos deixaram quase de fazer parte da decoração, e são cada vez mais substituídos pelos computadores (…).

No entanto, um novo estudo indica que a escrita manual é fundamental para decorar conceitos, aprender uma língua ou manter o cérebro activo.

Graças a testes e imagens recolhidas através de ressonâncias magnéticas, investigadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, concluíram que escrever à mão traz muitas vantagens, uma vez que são estimuladas e activadas mais conexões cerebrais, o que favorece a aprendizagem de fórmulas e também de símbolos.

Quando escrevemos à mão, a palavra que imprimimos no papel está memorizada como um todo, como símbolos, sai como uma unidade única de significação”, explica o neurologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Alexandre Castro Caldas.

Quando utilizamos o computador, o cérebro processa letra a letra, com base numa memória visual dos caracteres que se quer teclar. Na base está o acto de soletrar, um processo mais lento.

Para o director do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, é preciso desenvolver o processo da escrita à mão quando se é criança, porque ele favorece a elasticidade do cérebro, o que vai permitir desenvolver outras capacidades cognitivas como decorar ou exprimir pensamentos de forma mais clara.

A escrita à mão é uma habilidade que deriva da arte de traduzir ideias e palavras numa linguagem gráfica legível”, define também o neuropsicólogo e presidente do Instituto da Inteligência, Nélson Lima.

Rosa Evangelista tem 66 anos. Nunca teve computador e também não pensa vir a adquirir um. Não porque não possa, mas porque simplesmente não quer. “Nem nunca cheguei a ter máquina de escrever. Os meus filhos e amigos estão sempre a perguntar o porquê de não comprar um computador cá para casa. E eu respondo que não me seduzem. Gosto demasiado de escrever à mão e de ler para ficar agarrada a uma máquina, como eles fazem”, conta a professora reformada das disciplinas de Português e Francês.

Na altura em que dava aulas na Escola Secundária da Sé, na Guarda, até o formulário dos testes os alunos recebiam sempre escrito à mão. “Eles já não estranhavam e como tenho uma letra muito redondinha nunca tive problema para entenderem a minha letra.

Para Rosa, o computador não traz muitas vantagens, “facilita demasiado”, acredita.

Vejo as novas gerações a escrever cada vez pior, e, como consequência, a falar cada vez pior. São as abreviaturas e os códigos que utilizam entre eles. Deixaram de saber escrever sem erros gramaticais por causa do corrector do computador”, acusa, defendendo a escrita à mão acima de tudo: “Obriga a pensar e é importante para desenvolver capacidades cognitivas e de raciocínio.

O neuropsicólogo João Anacleto, do Instituto do Cérebro, não podia estar mais de acordo. “Através da escrita manuscrita existe tendência a uma maior concentração, e consequentemente facilidade de interiorização da informação. Inclusive para a realização dos testes, que são manuscritos”, defende.

Nélson Lima assina por baixo: “A escrita à mão é geralmente mais lenta e exige uma maior concentração, o que permite uma mais demorada, ainda que curtíssima, elaboração mental para transformar ideias e palavras em linguagem escrita.

E dá como exemplo os escritores que “preferem criar as suas obras usando primeiro a escrita à mão, talvez porque lhes dá uma maior liberdade criativa e expressiva”.

Para o especialista, escrever as palavras à mão é mais exigente sob o ponto de vista intelectual, o que significa que contribui para a agilidade cognitiva. “O uso excessivo dos teclados poderá levar a uma perda das habilidades manuais para a escrita e, como consequência, de certas habilidades do pensamento.

Embora Nélson Lima encontre vantagens da escrita manuscrita, defende que o processamento de texto no computador também é importante.

A aplicação de um não anula o interesse prático, expressivo e intelectual do outro”, defende o especialista.

A escrita à mão é uma competência que se consegue graças à ligação do cérebro com a mão dominante e como consequência de um acto consciente e voluntário”, começa por explicar.

Nos teclados, as letras já lá estão, e apenas precisam que os dedos as construam através de uma espécie de jogo digital que, nos mais experientes, é algo quase automático.

Diário de Notícias

Um comentário:

Ádila disse...

Que interessante! Sempre desconfiei que a escrita á mão realmente fosse mais vantajosa :)