segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Electricista traz à luz obras desconhecidas de Picasso

Electricista tinha 272 obras desconhecidas de Pablo Picasso

Um conjunto de 272 obras do pintor espanhol Pablo Picasso, até agora desconhecido, foi descoberto quando um electricista francês aposentado tentava obter os certificados de autenticidade dos quadros junto da família do artista.

São obras pintadas no início do século XX e cujo valor se estima em 60 milhões de euros, noticia hoje, segunda-feira, a agência EFE citando o jornal francês “Libération”.

A descoberta surgiu quando o electricista Pierre Le Guennec contactou Claude Picasso, filho do pintor e encarregado de administrar os bens dos herdeiros.

Segundo o mesmo jornal, foram primeiro enviadas fotos dos quadros para que fossem autenticados, mas perante a rejeição do herdeiro em dar um aval sem ver os originais, o electricista apresentou-se em casa de Claude Picasso acompanhado da mulher, levando 175 obras inéditas, incluindo dois cadernos com 97 desenhos.

Após comprovar que não se tratava de falsificações, o herdeiro questionou-se como tinham chegado às mãos de Le Guennec e depois apresentou uma denúncia na polícia para evitar que se perdesse a colecção.

Os agentes desencadearam rapidamente uma investigação e confiscaram a colecção que se encontra agora guardada na região de Paris.

Le Guennec afirmou à polícia que tinha trabalhado como electricista de Picasso nas várias residências que o pintor teve na Costa Azul, e disse que tinha sido a mulher do artista, Jacqueline, que lhas tinha oferecido.

Os advogados da família asseguram que nunca ninguém recebeu das mãos de Picasso uma doação tão importante e, por outro lado, o jornal “Libération” questiona se o electricista terá esperado tantos anos para apresentar estas obras esperando que prescrevesse um eventual delito de roubo.

Jornal de Notícias

Nenhum comentário: