Faleceu ontem ao fim da tarde, vítima de doença prolongada, o Director do Externato de S. Miguel de Refojos, Monsenhor Dr. António Tanque Campos.
António Tanque Campos nasceu em Campos ― Ruivães, concelho de Vieira do Minho, a 15 de Abril de 1939. Estudou no Seminário Conciliar de Braga, tirou o curso de Teologia, tendo-se ordenado a 14 de Julho de 1963.
No ano seguinte, ingressou na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, tendo-se licenciado em Direito Canónico.
Leccionou no Colégio D. Diogo de Sousa (Braga) no ano lectivo de 1967/68 e de
Em Agosto de 1970 foi nomeado, pelo arcebispo de Braga, Director do Colégio de S. Miguel de Refojos, onde também leccionou.
Foi uma vida dedicada à educação juvenil, como sintetizou nestas palavras: “Estar com os jovens e ao seu serviço”. Contudo não deixava de insinuar uma certa mágoa pelo “imediatismo” da juventude dos nossos dias: “A juventude de hoje vive mais para o momento presente, para o dia-a-dia. Não pensa nem age em termos de futuro”.
António Tanque Campos fora nomeado Monsenhor a 7 de Abril de 1993 e era também Juiz Diocesano do Tribunal Eclesiástico de Braga.
O corpo de António Tanque Campos está em câmara-ardente na capela do Externato de S. Miguel de Refojos. Estão previstas as cerimónias fúnebres a partir das 10 horas da manhã do dia de amanhã (06/04/2009), na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, indo depois a sepultar na sua terra natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário