quarta-feira, 15 de abril de 2009

“Não é normal ter maus resultados a Matemática”, observa a Ministra da Educação

A ministra da Educação considerou hoje positivo que o Presidente da República dedique um roteiro à Matemática e defendeu “um esforço do país”, centrado na escola, mas envolvendo pais e meios de comunicação, para melhorar resultados escolares.

“A escola tem de ter meios para conseguir melhores resultados escolares ao nível da Matemática, mas sozinha muitas vezes não consegue ultrapassar todas as dificuldades, sobretudo quando o meio é adverso e nós não temos um meio favorável, naturalizamos demais as incapacidades dos nossos alunos em matérias como a Matemática”, disse Maria de Lurdes Rodrigues aos jornalistas, em Caparide (Cascais).

Para a responsável pela pasta da Educação, é necessário inverter esta atitude e dizer: “Não é normal ter maus resultados a Matemática. Normal é ter bons resultados como às outras disciplinas”. “Este processo de desnaturalização dos maus resultados tem de envolver todos, até os meios de comunicação, até as telenovelas, até os anúncios. Devíamos ter uma espécie de campanha que chamasse a atenção para várias coisas”, defendeu.

Segundo a ministra, não seria assim tão difícil incutir nas crianças o gosto pela Matemática e proporcionar-lhes a felicidade de alcançarem bons resultados na disciplina. Maria de Lurdes Rodrigues considera que esta “campanha” deveria também chegar aos pais, transmitindo-lhes que não devem ser mais tolerantes com os maus resultados a Matemática do que são com outras disciplinas.

(+)

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: