Consumo de internet vai superar o de televisão em 14 meses
por Ana Marcela
9 de Abril de 2009
O consumo de internet em 2010 na Europa vai superar o de televisão, segundo um estudo ontem divulgado pela Microsoft. De acordo com Europe logs on: Internet Trends of Today and Tomorrow, citado pela Brand Republic, o consumo de internet em 2010 irá situar-se em 14,2 horas por semana, ou 2,5 dias por mês, face aos 11,5 horas semanais e 2 dias dedicados ao pequeno ecrã.
A mudança, explica o estudo, reflecte a forma distinta como os consumidores acedem aos conteúdos televisivos, cada vez mais disponíveis por outras plataformas que não apenas a televisão, como o computador ou o telemóvel. “Em vez de diminuir a televisão apenas aumentará a sua importância. Televisão não se refere apenas ao grande ecrã lá em casa, mas a conteúdo áudio e visual que pode ser visto em todo o lado”, comenta Jeffrey Cole, director do Center for Digital Future da USC Annenberg School, citado pela Brand Republic.
Para a faixa entre os 18-24 anos o computador é o único ecrã de televisão. Também nesta faixa etária ver televisão significa sobretudo video-on-demand, com apenas um em cada sete dos inquiridos a assistir a emissões de televisão em directo.
O computador, ainda de acordo com o estudo da Microsoft, irá perder a posição dominante de meio de acesso à internet, descendo nos próximos cinco anos dos actuais 95% para apenas 50%, perdendo terreno para os telemóveis ou consolas de jogos que permitem o acesso à internet.
Cerca de 50% dos Europeus têm acesso à internet, dedicando quase nove horas por semana a navegar online em 2008, mais 27% do que em 2004. Ou seja, mais tempo do que dedicam a ler títulos de imprensa, a ver filmes ou a jogar videojogos.
Fonte: Meios & Publicidade
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