segunda-feira, 20 de abril de 2009

SexLab procura voluntários para investigação

Portugal passou a integrar um leque ainda muito restrito de países que contam com uma unidade laboratorial de investigação em sexualidade humana. O SexLab, assim se chama o laboratório nacional ― bem como a rede internacional no qual se inclui ―, acaba de ser criado na Universidade de Aveiro (UA), ao abrigo de uma parceria que envolve também as universidades de Coimbra e Trás-os-Montes.

A primeira investigação está prestes a avançar, mas ainda carece de voluntários. Procuram-se um total de 50 homens e 50 mulheres, com idades entre os 18 e os 50 anos e com diferentes habilitações literárias.

E o que pretende investigar o SexLab? Em termos gerais, a aposta passa por aprofundar conhecimentos e ampliar as possibilidades de intervenção ao nível de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual, assim como fornecer pistas para a melhoria do bem-estar sexual de homens e mulheres. No caso particular daquele que será o seu primeiro estudo (com o título A saúde sexual da mulher e do homem: contributos para um modelo de compreensão biopsicossocial), a ideia passa por apurar “quais as variáveis que explicam a resposta sexual, seja ela fisiológica, seja ela mais subjectiva, das pessoas aos estímulos”, explica Pedro Nobre, coordenador do SexLab.

(+)

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: