segunda-feira, 13 de abril de 2009

Parlamento Europeu defende maior reconhecimento dos professores

Maiores níveis de reconhecimento social dos professores e sistemas de avaliação orientados não só para os resultados quantitativos e os desempenhos dos alunos, mas também para a avaliação do próprio sistema, tendo em conta o contexto socioeconómico específico de cada escola, são algumas das recomendações hoje [02.04.2009] feitas pelo Parlamento Europeu aos Estados-Membros no âmbito da educação. Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o PE, do “respeito assegurado à autoridade dos professores”.

Os professores são uma peça essencial para uma escola de qualidade e, como tal, devem ser-lhes oferecidos “níveis de reconhecimento social, estatutos e remunerações condizentes com a importância das suas funções”, defende o Parlamento Europeu na resolução “Melhores escolas: Uma agenda para a cooperação europeia”.

Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o documento, do “respeito assegurado à autoridade dos professores”. Os professores devem ainda reflectir a diversidade da sociedade, o que se traduz, por exemplo, na necessidade de atrair mais homens para a docência.

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Fonte: Parlamento Europeu

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