domingo, 12 de abril de 2009

Sindicatos e meios de comunicação acusados de veicularem contra-informação

O presidente do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores visitou dez escolas e percebeu, embora os docentes estejam empenhados, as escolas avançam a ritmos diferentes num processo que tem sido muito criticado

Escolas a avançar a ritmos diferentes e professores esforçados ― o que contraria a imagem de uma classe contra o processo, ideia ampliada pela acção dos sindicatos e dos meios de comunicação social. Este é o retrato do processo de avaliação de professores traçado pelo presidente do Conselho Científico que tem como missão analisar a aplicação do processo e que se baseou nas visitas que fez a dez escolas.

Alexandre Ventura, que além de presidir ao Conselho Científico para a Avaliação dos Professores é também professor na Universidade de Aveiro, encarregou-se de visitar um terço das escolas que de forma voluntária se ofereceram para servir de casos de estudo da aplicação da avaliação. À sede do CCAP, na 5 de Outubro, em Lisboa, já chegaram 23 relatórios das equipas que visitaram os 30 estabelecimentos de ensino distribuídos por 17 distritos nacionais. “Neste momento podemos dizer que um dos factores determinantes no sucesso do processo é a liderança. Quando os órgãos de gestão são fortes e mais experientes, o processo decorre de forma mais serena”, adianta ao DN Alexandre Ventura, que acrescenta que, regra geral, os professores têm avançado e tentado resolver os problemas depois.

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Fonte: Diário de Notícias

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