quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Por que razão tem vindo a diminuir a procura do Ensino Recorrente?

Escolas não podem abrir novas turmas para este tipo de ensino

Governo vai acabar com ensino recorrente

07.09.2010 — 07:38 Por Bárbara Wong

Opção para os alunos do ensino nocturno são os cursos de Educação e Formação para Adultos e as Novas Oportunidades.

Foi com surpresa que Jorge Pires, ao chegar à escola, soube que o ensino recorrente vai terminar. As turmas de adultos que estudam à noite e que iam ingressar no 10.º ano já estavam feitas, quando chegou, em meados de Agosto, uma informação do Ministério da Educação a dizer para não se abrir novas turmas para este tipo de ensino, que tem vindo, ao longo dos anos, a perder alunos. Os que vão agora para o 11.º e 12.º anos vão poder terminar dentro desta modalidade, os que iam entrar terão outras alternativas, como os cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) e o Programa Novas Oportunidades.

As turmas foram todas desfeitas. Eu não vou ficar prejudicado, mas as escolas estiveram a aceitar matrículas e agora há pessoas que vão ter que fazer outras opções”, lamenta Jorge Pires, 26 anos, aluno do curso de Ciências Sociais e Humanas, que terminou o 10.º ano, à noite. O PÚBLICO contactou várias escolas da região de Lisboa onde confirmou que estas receberam uma circular, na segunda semana de Agosto, com a informação de que era para acabar com o recorrente no secundário, de maneira progressiva. “Com turmas já formadas, tivemos que contactar os alunos, um a um. Os que têm disciplinas em atraso tiveram que se inscrever de dia”, revela a directora de uma das escolas, em Sintra, que prefere não ser identificada. No caso da escola de Jorge Pires, os alunos do 11.º e 12.º anos vão poder terminar a sua formação dentro deste tipo de ensino.

O Ministério da Educação (ME) não confirma nem desmente que o ensino recorrente vá acabar, mas informa que em 2005 o Governo “decidiu apostar” nos cursos de EFA e no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no quadro da Iniciativa Novas Oportunidades. Actualmente, existem três opções de ensino para os adultos: o recorrente “que tem registado uma diminuição gradual desde 2005, assinala a tutela; os EFA, “que, ao contrário, têm registado grande crescimento”, e o Novas Oportunidades, que tem sido cada vez mais procurado. “Na realidade, o recorrente tem vindo a ser substituído pelas duas outras modalidades”, adianta o ME, em comunicado.

Segundo dados disponibilizados, o número de alunos matriculados no ensino recorrente tem vindo a decair. Em 2007/2008 eram 2372 no ensino básico e em 2008/2009 eram apenas 125. Quanto ao ensino secundário, o valor caiu de 24.749 para 16.576. Em apenas um ano, o total de inscritos no básico e secundário, diminuiu de 31.319 para 16.701.

A aposta tem vindo a ser feita nas duas outras alternativas, com o Novas Oportunidades a crescer substancialmente. O objectivo do Governo é reforçar a oferta de cursos profissionalizantes para adultos, ao nível do 9.º e do 12.º anos, de forma a “abranger nestes percursos cerca de 350 mil adultos ao longo do período de vigência da iniciativa”. Para isso, será necessário alargar a oferta de cursos EFA às escolas secundárias e sedes de agrupamento, “com forte incidência para a oferta de cursos em regime pós-laboral, e tem subjacente a captação para estes percursos do público que tradicionalmente procura o ensino recorrente (uma vez que neste quadro pode ser dada uma resposta formativa mais ajustada às necessidades dos públicos)”, pode ler-se nas metas do Novas Oportunidades.

As primeiras experiências de recorrente foram feitas na década de 1980, com o 2.º ciclo na EPAL, Ministério do Trabalho e no distrito de Castelo Branco, recorda Vasco Alves, do ME. O alargamento ao 3.º ciclo é feita no final daquela década. Antes já havia ensino nocturno, igual ao que era feito de dia; o recorrente surgiu a pensar nos adultos que já estavam no mercado de trabalho. Trata-se de um ensino por módulos.

PÚBLICO

2 comentários:

Anônimo disse...

É de lamentar Profundamente o ministério da educação querer acabar com o ensino recorrente, de facto os efa e o rvcc é para quem não tem como objectivo entrar para o ensino superior e que de certa forma não tenhem de se esforçar tanto como no ensino recorrente. só é de lamentar que estejam a tirar a oportunidade a quem trabalha e quer suguir universidade com boas bases, e não com certificações de CRVCC que com ela ou sem ela nunca terão o conhecimento de quem estuda de Verdade, e faz sacrificio de trabalhar e a noite ir estudar, mas quando digo estudar é estudar a sério e não uma faxada de diplomas de certificação que não vão ter muitas oportunidades profissionais.
O Ministério devia pensar que o processo RVCC e os efa é uma falta de respeito pelos alunos diurnos que estudam anos para atingir a sua meta.
O que de facto ira acontecer é que os Muidos do ensino diurno mais tarde ou mais cedo vão querer abandonar os estudos para entrarem nos RVCC / EFA., o que eles não sabem é que estes cursos tranvestidos não tem qualquer valor Pessoal nem Profissional!

Em nome daqueles que trabalham e querem seguir para o Ensino Superior digo e afirmo que o Ensino Recorrente Não deve Terminar, mais Sim Continuar, para termos futuros Estudantes Licenciados com o melhor ensino ministrado nas Escolas.

Anônimo disse...

Boa noite,

Estou, profundamente indignada com o facto de o ensino recorrente ter terminado, sim terminado! Visitei, varias escolas do meu concelho e tambem do concelho mais proximo e a resposta foi exactamente a mesma (o ensino recorrente terminou, tem como opção ORVCC ou então os EFA).Agora, eu pergunto, tendo eu a minha empresa a precionar-me para estudar e nunca ter frequentado o 3º ciclo, vou para o RVCC ou EFA fazer o quê? Quilificar-me de BURRA. NÃO OBRIGADA

PS. Peso desculpa pelos erros ortográficos, mas a minha falta de cultura não me premite fazer melhor