Ministério quer rever modelo de avaliação externa das escolas
Alexandra Inácio
O Ministério da Educação (ME) pretende rever o modelo de avaliação externa das escolas. A partir de 2011, arranca novo ciclo avaliativo e a tutela pretende que o novo programa assente “num conceito de avaliação externa que se articule com a auto-avaliação, com a avaliação dos alunos”, professores e pessoal não docente, explicou ontem o secretário de Estado Adjunto da Educação.
Num seminário sobre avaliação externa das escolas, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa, Alexandre Ventura sublinhou que o objectivo do Governo é o de prosseguir o programa de modo a “desenvolver” os contratos de autonomia das escolas. Este ano lectivo vão ser avaliados mais 147 agrupamentos; desde 2006 — quando iniciou o ciclo avaliativo — a Inspecção-Geral de Educação avaliou 984 escolas, garantiu.
O CNE emitirá “brevemente” uma recomendação sobre a “globalidade do primeiro ciclo avaliativo”.
Maria Emília Bettencourt defendeu, ontem, que “um dos principais problemas do nosso sistema” é a “acumulação, por um número muito significativo de alunos, de dificuldades ao longo dos percursos educativos”. Pelo que dois dos “desafios” para o próximo modelo — considera a presidente da CNE — deviam ser a definição de um “sistema de acompanhamento das escolas que decorra da avaliação externa e vise ajudar a resolver os problemas identificados”; e a forma como esse processo deve relacionar-se com a qualidade das aprendizagens.
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