sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que virá a seguir?!...

Alçada defende investimento no secundário recordando evolução no número de alunos

10.09.2010 — 15:41 Por Lusa

A ministra da Educação defendeu hoje o investimento no ensino secundário recordando a evolução verificada no número de alunos nas últimas décadas neste nível de ensino, que cresceu de 13.000 estudantes nos anos 60 para 300. 000 actualmente.

Nos anos 60 a taxa de escolarização do ensino secundário era 1,3 por cento, num total de apenas 13.000 alunos. No ano lectivo de 74/75 tinha subido para 8,1 por cento, com uma frequência de 86.000 alunos. Em 2007 a percentagem de jovens entre os 15 e os 19 anos era já de 81 por cento”, afirmou Isabel Alçada, referindo que hoje são mais de 300.000 os jovens que frequentam escolas secundárias, o que coloca Portugal “pela primeira vez na média dos países da OCDE em relação a este indicador”.

A escola teve naturalmente de acompanhar esta expansão e acompanhou em quantidade e qualidade, de que as escolas secundárias da nossa época hoje dão testemunho e de que esta escola é um assinalável exemplo”, disse a ministra durante a cerimónia de inauguração das instalações requalificadas da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, um dos antigos liceus históricos da cidade.

A ministra fez questão de “prestar homenagem” ao trabalho desenvolvido pela empresa Parque Escolar, numa manifestação de apoio público à administração liderada por Sintra Nunes, em que foi acompanhada pelo primeiro-ministro, José Sócrates.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu, por seu lado, o investimento nas escolas da capital como factor de captação de população jovem.

Lisboa perdeu 400.000 habitantes em quatro décadas. Não há nenhum município onde a taxa de desertificação fosse maior. Se queremos revitalizar Lisboa temos de investir cada vez mais nas escolas”, sustentou.

O autarca sublinhou que o ano lectivo em Lisboa ficou marcado pela abertura de cinco novos jardins-de-infância, três novas escolas do 1.º Ciclo e a reconstrução de três secundárias.

À cerimónia de inauguração da nova Pedro Nunes compareceram antigos alunos como Maria Barroso e Marcelo Rebelo de Sousa.

Outros testemunhos foram exibidos num vídeo em que Pinto Balsemão recordou, com satisfação, um erro administrativo que o colocou numa turma de raparigas — numa altura em não havia turmas mistas.

Presente na cerimónia esteve ainda o novo presidente do Conselho das Escolas, Manuel Esperança, que considerou “da maior importância” o programa de modernização levado a cabo pela Parque Escolar e fez votos de que o investimento se traduza “numa real melhoria da escola pública”.

PÚBLICO

Nenhum comentário: