segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Esforços continuam para tentar salvar a Linha do Tua

Entidades recordam ao Governo que Linha do Tua é classificada pela UNESCO

Várias entidades apelaram hoje, segunda-feira, ao Governo para encetar esforços em defesa da Linha do Tua, argumentando que o caminho representa “um imenso potencial económico” e que uma parte do troço está classificado pela UNESCO.

A Linha do Tua apresenta condições de um imenso potencial turístico, quer pela sua beleza, quer pela sua biodiversidade, como também pelo facto de permitir o acesso a zonas com grandes valores turísticos, gastronómicos e culturais”, explicou à Lusa a dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”, Manuela Cunha.

Esta manhã, a Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua, o Movimento Cívico pela Linha do Tua, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, entre outras entidades reuniram-se na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, com o objectivo de entregar uma carta aberta aos secretários de Estado do Turismo e do Ambiente.

No documento são elencados um conjunto de argumentos para o Governo defender e preservar a Linha do Tua.

A carta aberta chama ainda a atenção para o facto do troço Tua-Mirandela, com 54 quilómetros, estar ameaçado pela construção de uma barragem na foz do Rio Tua, que amputará definitivamente a ligação desta via ao Douro, isolará ainda mais esta região já despovoada e criará uma ferida aberta na paisagem do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO”, sublinhou Manuela Cunha.

A este propósito, a dirigente de “Os Verdes” recordou que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) não foi ainda informada oficialmente pelo Governo da intenção de se construir uma barragem naquele local, situação que “viola as normas europeias”.

Manuela Cunha afirmou que os dois membros do Governo “mostraram-se interessados” nos argumentos e na documentação que lhes foi apresentada e que, agora, “estão mais bem informados” sobre a situação.

A iniciativa, que decorre precisamente no Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado à biodiversidade, coincide ainda com o 123.º aniversário da inauguração do primeiro troço da Linha Ferroviária do Tua.

Para breve está prevista a entrega de uma nova petição em defesa da Linha do Tua, na Assembleia da República.

Jornal de Notícias

Nenhum comentário: