quarta-feira, 7 de julho de 2010

Docentes reagem ao adiamento da reforma do 3.º Ciclo

Reacções

Professores apreensivos com adiar da reforma do 3.º ciclo

07.07.2010 — 07:47 Por Bárbara Wong

A ministra da Educação, Isabel Alçada, confirmou que a reforma do 3.º ciclo não vai avançar no próximo ano lectivo, mas que as metas de aprendizagem, o que se prevê que os alunos saibam em cada disciplina, "vão estar disponíveis em todas as escolas". As associações dos professores de Matemática e de Português estão preocupadas com o adiamento da aplicação da reorganização curricular.

Para Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português, é preferível adiar a reforma a introduzi-la “em cima do joelho”. No entanto, alerta que a Língua Portuguesa precisa de mais espaço no horário dos alunos. O mesmo diz Arsélio Martins, presidente da Associação de Professores de Matemática, lembrando que há novos programas para a disciplina e que os estudos realizados recomendam que esta tenha mais espaço.No próximo ano lectivo, as metas de aprendizagem vão estar disponíveis em todas as escolas e algumas vão ser acompanhadas por especialistas que vão verificar se realmente são atingíveis e claras. A partir daí, há todo um processo de desenvolvimento curricular que vai também ser ajustado”, explicou Isabel Alçada, citada pela Lusa.

Segundo Natércio Afonso, responsável pelo grupo de trabalho das metas de aprendizagem, estas poderão ser estendidas a todas as escolas em 2011/2012. Contudo, a ministra não quer falar em prazos: “Vamos fazer o trabalho com serenidade e com toda a articulação. Não gosto de marcar datas, as coisas têm de ser bem feitas e na verdade isto é um processo que nós iremos fazer para vigorar bastante tempo e que vai afectar todo o trabalho das escolas e aprendizagem dos alunos.” Para Álvaro dos Santos, presidente do Conselho das Escolas, “seria útil e necessário” que as escolas conhecessem “o mais rapidamente possível” as metas de maneira a poderem organizar-se.

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: