quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os diplomas da ilusão

Governo fez balaço da Iniciativa Novas Oportunidades

Reduzir abandono escolar para metade é a meta até 2015

07.07.2010 - 07:38 Por José Bento Amaro

Reduzir para metade a taxa de abandono escolar é o objectivo traçado pelo Governo até 2015, colocando assim o país ao nível dos valores médios europeus.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional durante a cerimónia de entrega de diplomas a centenas de alunos que, aproveitando a Iniciativa Novas Oportunidades, concluíram o ensino do terceiro ciclo (9.º ano) e secundário (12.º).

Perante centenas de pessoas, Valter Lemos começou por salientar o êxito do programa, sublinhando que nos últimos quatro anos houve 300 mil portugueses, adultos, que anualmente voltaram a estudar. Desse total cerca de 100 mil terão concluído o programa. O secretário de Estado, face aos números revelados, cantou vitória a aproveitou a ocasião para criticar todos os que nos últimos anos terão feito constar que o programa estava destinado ao fracasso.

“São milhares os técnicos, os formadores, os professores em todo o território nacional. Autarcas de todos os partidos, grandes e pequenos empresários, dirigentes associativos, colocaram a qualificação dos seus munícipes num lugar de prioridade institucional, a todos os níveis políticos do país, desde a freguesia ao Governo. Este objectivo foi aceite e perseguido”, disse Valter Lemos, aproveitando ainda para enaltecer o papel de José Sócrates, que, em 2005, terá sido dos poucos que acreditaram no sucesso da iniciativa. “Eles não acreditam, mas acredito eu”, terá então sentenciado o primeiro-ministro.

Comentário:

Que a iniciativa é um sucesso, para o Governo, digo eu, provam-no o número de inscritos. Que isso contribua para a ‘diplomacização’ da população portuguesa e para a melhoria dos resultados estatísticos, não resta qualquer dúvida! Agora o que eu tenho a certeza é que ninguém atribui significado real a este tipo de formação, a não ser o Governo. Onde o Governo vê a subida do nível de formação da população portuguesa, a maioria vê apenas o entreter de largos milhares de pessoas com a ilusão de que as coisas mudarão como num passe de magia, apenas porque existe um papel a atestar aquilo que o Governo pretende… É como levar uma pessoa ao alto de uma torre, pôr-lhe umas asas e ordenar-lhe que voe…

Quando as coisas não são naturais, só deixam ufanos aqueles que encenam o espectáculo!...

Não tenho qualquer dúvida de que entretanto serão desbaratados milhões de euros!…

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: