sábado, 1 de agosto de 2009

«Como os Media Moldam o Nosso Mundo e o Modo Como Vivemos»

Este livro disse-me muito logo que olhei para ele. Acho que nos apaixonámos, um pelo outro, à primeira vista. É que a comunicação social é parte da minha vida. Digo, às vezes, a alguns amigos, que ela é a principal responsável pelos alicerces que me aprumaram e ainda hoje me erguem enquanto passageiro da vida, fiel aos seus princípios e convicções.

Na comunicação social fiz amigos a quem ainda hoje devo vénias e largas cortesias por me terem animado quando mais precisei (desses nunca esquecerei!), mas também alguns inimigos, a quem a descoberta da verdade escondida causticou, agoniou, expulsou e até prendeu (desses também nunca esquecerei e, o mais giro, é que eles sabem disso). Já lá vão mais de vinte anos desde que, primeiro nas rádios depois nos jornais e nas revistas, compreendi aquilo que este livro tem bem estampado na capa: “como os média moldam o nosso mundo e o modo como vivemos”.

A obra chama-se “Mediatizados” e, embora Pablo Neruda lembre, num dos seus muitos brilhantes pensamentos, que “morre lentamente quem da televisão faz seu guru”, o certo é que a comunicação social mexe connosco e transforma-nos. Thomas de Zengotita, através da editora Bizâncio, é muito explícito ao lembrar que “o verdadeiro processo de mediatização é mais complexo do que imaginaríamos”. Segundo o autor, ele funciona de modo diferente consoante as pessoas, os lugares e os momentos. E ao desfolharmos as primeiras páginas da obra percebemos logo isso.

O livro é sofisticado, satírico e até benevolente, pois toca em tudo o que tomámos por adquirido. Exemplos como o funeral da Princesa Diana, as cenas de sexo na sala oval, o terrorismo à escala mundial ou a política da coboyada que nos entram pelo pequeno ecrã, pela rádio, jornais, revistas e até Internet, jamais nos podem deixar indiferentes. A obra de Zengotita faz-nos pensar, opinar e até molda a nossa visão do quotidiano. Depois de tudo isto, só me resta acrescentar que a prosa, que aqui encontramos, é leve, sugestiva e imparável. Leia, depois perceberá o que digo!

__________

Thomas de Zengotita

Mediatizados

Bizâncio

Fonte: Livros & Leituras

Nenhum comentário: