quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sócrates, o construtor

Escolas: Investimento em construção e requalificação atinge 1 500 milhões euros ― José Sócrates

O primeiro-ministro José Sócrates disse hoje em Melgaço que o Governo e as Câmaras Municipais têm em curso investimentos de mais de 1.500 milhões de euros na modernização do parque escolar.

“Estão em curso obras de construção de 273 novos centros escolares e de requalificação de 100 escolas secundárias”, afirmou, frisando que a aposta na educação é apostar no futuro de Portugal.

O governante, acompanhado da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e do secretário de Estado do sector, Valter Lemos, visitou hoje as obras de construção dos novos centros escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto e de Melgaço, ambos liderados pelo PS.

Nos dois actos, participaram os respectivos autarcas locais, o cabeceirense Joaquim Barreto e o melgacense Rui Solheiro, bem como os governadores civis de Braga e Viana do Castelo.

José Sócrates disse que as obras em curso de construção de novos centros escolares dão razão à opção tomada pelo Governo de encerrar as 2500 escolas ‘primárias’ que funcionavam com dois ou três alunos.

‘Tivemos a coragem política de fazer uma reforma, a de requalificar e construir as escolas do século XXI’, salientou, frisando que o encerramento de escolas com menos de 10 alunos era recomendado, há décadas, por especialistas e organizações internacionais.

Disse que a existência de escolas com dois ou três alunos conduzia as crianças a uma situação de exclusão e de ausência de condições de sucesso académico, frisando que estavam privadas do direito de usufruir do convívio próprio de uma comunidade académica.

Para o primeiro-ministro, o investimento no parque escolar traz benefícios não só ao sistema de ensino, mas significa, também, um estímulo forte à actividade económica e ao emprego, numa altura de forte crise internacional.

‘O investimento que o Estado e os municípios estão a fazer em escolas abre mais oportunidades às empresas portuguesas’, acentuou, frisando que, se o Estado não fizer investimentos, haverá ainda mais empresas em risco de falência ou em risco de suspender a actividade.

LM.

Comentário:

Os governantes não descansam no seu afã de mostrar obra por todo o País. Muitas escolas estarão no estado que a foto acima documenta, cujas obras irão, no caso vertente resultar numa escola moderna, e noutros, requalificar velhos edifícios, que há muito reclamavam obras.

No que se refere à Escola EB 2 . 3 de Cabeceiras de Basto, a necessidade de fazer obras não é recente, pelo que a decisão de demolir o velho edifício terá sido acertada. Desta vez, lá ficará livre do amianto…

Dois dos três pavilhões de aulas já foram demolidos (B e C), estando prevista a instalação em breve de contentores, para albergar os alunos e professores daquele estabelecimento, em condições precárias obviamente, enquanto decorrerem as obras, pelo menos durante um ano, se as coisas seguirem o curso normal.

Hoje, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, e a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, efectuaram uma visita às obras que decorrem na Escola EB 2 . 3 de Cabeceiras de Basto e ao Centro Escolar de Refojos (entretanto baptizado Centro Escolar Dr. Joaquim Santos, em homenagem ao Professor e Compositor cabeceirense falecido a 24.06.2008).

É um pouco estranho haver tão pouca publicidade à volta destas deslocações, quando as personagens em questão gostam tanto de dar nas vistas…

O que importa é que a RTP ou outras televisões, assim como um representante da agência LUSA e os habituais fotógrafos estejam presentes, para que a passagem dos governantes fique bem assinalada…

Observação: Comentário alterado às 22h03

Nenhum comentário: